TABELA DE ECLIPSES PARA 2011
2011 Janeiro 04: Parcial Solar Eclipse
2011 Junho 01: Parcial Solar Eclipse
2011 Junho 15: Total Lunar Eclipse
2011 Julho 01: Parcial Solar Eclipse
2011 Novembro 25: Parcial Solar Eclipse
2011 Dezembro 10: Total Lunar Eclipse
Os eclipses do Sol e da Lua sempre ocorrem geralmente em datas muito próximas, em ciclos de 6 em 6 meses em média. É importante frisar que, de acordo com os arquétipos simbolizados pelo Sol e pela Lua, a natureza dos eclipses se distingue.
Enquanto os eclipses da Lua chamam atenção para a necessidade de uma pessoa (e, por extensão, da humanidade) tomar consciência de processos de natureza mais interior, subjetiva e emocional, os do Sol pedem o mesmo para fatores de natureza mais externa, objetiva e, por isso mesmo, mais aparente.
Mesmo não sendo possível visualizar o eclipse parcial do Sol aqui do nosso país, é bom sabermos o momento em que ele irá ocorrer . Um eclipse é sempre um bom momento para meditar e refletir, se possível observando mais atentamente como foram os sonhos e o sono durante a madrugada que o antecedeu.
Ao contrário dos eclipses da Lua, que ocorrem na Lua Cheia, os eclipses do Sol ocorrem na Lua Nova. Em 21 de dezembro último, em pleno Solstício de Verão, tivemos um Eclipse Total da Lua, no eixo Gêmeos/Sagitário (Lua em Gêmeos e Sol em Sagitário). E o primeiro eclipse do ano se deu no signo de Capricórnio, com Sol e Lua unidos neste signo (ou seja, uma Lua Nova).
Os antigos costumavam ter uma visão pessimista dos eclipses porque eles representam momentos em que nosso planeta não tem a seu lado a presença do Sol (Pai) e da Lua (Mãe), como se ficássemos órfãos e desprotegidos.
De qualquer modo, a grande maioria dos sensitivos e pessoas dotadas de maior percepção mediúnica afirma que, o nosso planeta, está avançando cada vez mais na direção de um caminho de luz e de maior consciência de seu verdadeiro papel aqui neste plano, e a "orfandade" simbólica deveria nos empurrar a uma busca ainda maior de consciência .
Como logo o primeiro foi um eclipse do Sol e o signo envolvido é Capricórnio, parece claro que, de acordo com o simbolismo do Sol e a natureza deste signo, o planeta está em uma fase crítica, que exige assumir responsabilidades e mudanças de postura, pairando sobre as nações, corporações e lideranças que detêm o poder mundano. Do ponto de vista coletivo este eclipse projeta uma sombra sobre o atual sistema em que vivemos e a organização em classes sociais que dele deriva.
Do ponto de vista individual, os eclipse chamam atenção para a necessidade de uma reflexão profunda acerca dos verdadeiros propósitos que norteiam a sua vida, como se perguntasse onde você pretende chegar e quisesse fazê-lo enxergar que suas ambições estão diretamente relacionadas ao valor e importância que você mesmo possui, neste momento em que a humanidade está superando mais um estágio aqui na Terra.
Através do Mapa Astral, você pode analisar mais especificamente a área da sua vida relacionada ao eclipse, que está indicada pela casa astrológica onde ele ocorre. Basta buscar onde está, no mapa, os graus onde ocorrerão os eclipeses, e analisá-los.
(trechos de Dimitri Camiloto)